sexta-feira, 21 de junho de 2013

PROTETOR BUCAL

Os traumatismos dentários ocorrem com frequência durante a prática de esportes. Segundo uma estimativa da National Youth Sports Foundation, mais de 5 milhões de dentes são perdidos devido as atividades esportivas, anualmente. Conforme um estudo da American Dental Association – ADA, mais de 200 mil traumas orais são evitados graças aos protetores bucais. Os protetores bucais mantém os tecidos moles separados dos dentes, prevenindo a laceração dos lábios contra os dentes durante o impacto, além de reduzir e distribuir forças dos impactos frontais diretos que, de outro modo, causariam fraturas.

Um protetor bucal é um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto. Os protetores bucais devem ser usados sempre que a pessoa participa de atividades esportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contatos físicos bruscos ou choques com objetos voadores, tais como futebol, basquetebol, beisebol, rugby, hóquei, skates, ginástica, ciclismo ou qualquer atividade que possa produzir ferimentos na área da boca. Os protetores bucais geralmente cobrem os dentes superiores e são projetados para evitar a fratura de dentes, corte nos lábios ou qualquer outro dano à boca.

A qualidade do protetor bucal depende principalmente da qualidade da adaptação do aparelho na boca do atleta, da qualidade do processo de fabricação da peça e da espessura e do tipo de plástico utilizado. Os protetores bucais pré-fabricados, encontrados em lojas esportivas, são menos resistentes aos impactos e deterioram-se rapidamente. Já os protetores personalizados, feitos sobre medida para cada atleta, oferecem uma maior proteção e são mais confortáveis na boca. Estes devem ser moldados em consultório odont


ológico para sua confecção.